quinta-feira, 17 de março de 2011

Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011

“Vamos encher Madrid de Jovens Portugueses!”

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um dos maiores acontecimentos mundiais que congrega o maior número de jovens cristãos. Para muitos jovens, a Jornada Mundial da Juventude supõe uma experiência inesquecível. Conhecem jovens cristãos de todo o mundo, celebram juntos a mesma fé em Jesus Cristo, partilham as suas vivências e têm a oportunidade de viver a sua fé de uma maneira nova. Todavia, os jovens não estão ali por acaso, o Papa convida-os a participar e a viver esta grande festa com ele.

A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer durante os dias 16 a 21 de Agosto na cidade de Madrid. Cidade que espera receber 2 milhões de jovens de todo o mundo. Durante esta semana, os jovens vão ter a oportunidade de viver grandes acontecimentos: a cerimónia de boas vindas ao Papa, os Festivais da Canção, Workshops, Via-sacra, Vigília Nocturna “under the stars” e a celebração da Eucaristia (“Celebração do Envio”) que finaliza assim o encontro com o Papa. Através desta oportunidade, os jovens vão sentir que podem ser o “rosto” de Jesus Cristo na Igreja e no mundo. Para além da vivência da JMJ na semana 16 a 21 de Agosto, as Dioceses de Espanha, convidam os jovens a fazerem uma preparação prévia para a JMJ (11 a 15 de Agosto).

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra está a preparar este grande acontecimento mundial, dando a possibilidade de os jovens viverem a JMJ durante os dias 11 a 15 de Agosto (Dias na Diocese -Toledo) e 16 a 21 de Agosto (“JMJ”). Desde de Outubro até agora, o SDPJ Coimbra teve a preocupação de passar pelas paróquias da Diocese de Coimbra a divulgar este evento. Todavia, com a ajuda dos párocos, animadores dos Grupos de Jovens e catequistas, a Diocese de Coimbra têm até agora cerca de 150 jovens inscritos para a JMJ. Contudo, estas inscrições foram realizadas na 1ª fase (desde Outubro até 31 de Dezembro de 2010). Desde o dia 1 de Janeiro até 31 de Março, os jovens têm a oportunidade de se inscreverem na 2ª fase da JMJ. Contudo, se o jovem estiver interessado em inscrever-se na JMJ 2011, pode fazê-lo na sala do SDPJ Coimbra no Instituto Justiça e Paz (2º andar), ou através do mail: info@sdpjcoimbra.net , ou contactando o SDPJ Coimbra: 239 827 926, Padre Filipe Diniz (912608841) e Bruno Mendes (919739717).

Porque não os jovens da Diocese de Coimbra encherem Madrid? Vamos a Madrid viver este grande acontecimento! Vamos fazer festa com o Papa! Estamos à espera da tua inscrição!


Padre Filipe Diniz

Director do SDPJ Coimbra

Sem comentários: